Palestrantes

Clique na imagem para ver o currículo.

Cristiana Beatrice Lyporokoulos

Fonoaudióloga e Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUCSP. Especialista em Saúde Coletiva pelo CFFa.
Coord. do Centro de Atenção Psicossocial Infantil II Lapa -Secr. Mun. de Saúde de SP.

Cristiana Beatrice Lykouropoulos


Claudia Pacheco

Fonoaudióloga, Consultora em Comunicação Humana, Especialista em Voz, Mestre em Dist. da Comunicação Humana. Coach qualificada em MBTI. Especialização em Dinâmica dos grupos pela Soc. Bras. de Dinâmica dos Grupos

Claudia Pacheco


Dra. Elaine Cristina de Oliveira

Fonoaudióloga, Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal da Bahia, e do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFBA.

Dra. Elaine Cristina de Oliveira


Dra. Juliana Algodoal

Sócia fundadora da Linguagem Direta, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na área de Análise do Discurso em Situação de Trabalho, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Graduada em Fonoaudiologia, todos cursados na PUC/SP. Certificada Kahler Trainer no Process Communication Model® (assessment exclusivo da área de comunicação), analista quântica (método Quantum®) e no jogo FreshBiz® (baseado no Capitalismo Consciente que traz muitos insights para o dia a dia pessoal e profissional, inclusive na forma de comunicar). Em processo de certificação para atuar com Comunicação Não Violenta.

Responsável por criar, implantar e gerenciar programas de comunicação profissional – individual ou em grupo – para empresas como Akzo Nobel, Grupo CCR, EY, Grupo Porto Seguro, Central Nacional UNIMED, Liberty Seguros e equipes no Grupo Fleury, Votorantim Energia, SKY, Citibank, entre outras.

Dra. Juliana Algodoal


Dra. Leny Kyrillos

– Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina
– Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa.
– Mestre e Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo
– Professora do Curso de Fonoaudiologia e Coordenadora do Curso de Especialização em Voz do Centro Universitário São Camilo de 1988 a 1998.
– Profa.Dra. dos Cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Especialização em Voz da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP de 2000 a 2015.
– Comentarista da coluna semanal “Comunicação e Liderança” na Rádio CBN
– Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching
– Professora convidada do Curso de Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
– Pesquisadora do Instituto da Laringe – INLAR-SP.
– Coautora dos livros: “Voz e Corpo na TV – a fonoaudiologia a serviço da comunicação” (editora Globo – 2003) e “Comunicar para Liderar” (editora Contexto – 2015)
– Organizadora dos livros: “Fonoaudiologia e Telejornalismo” (editora Revinter – 2002, 2003 e 2004) e “Expressividade” (editora Revinter – 2004).
– Consultoria e assessoria de comunicação a diversas empresas, instituições financeiras e políticos.
– Responsável pelo atendimento a profissionais de rádio e televisão.
– Autora de várias publicações científicas, nacionais e internacionais.

Dra. Leny Kyrillos


Dra. Lucia Maria Guimarães Arantes

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e Fonoaudióloga do Serviço de Patologia de Linguagem da Derdic -PUCSP

Dra. Lucia Maria Guimarães Arantes


Dra. Melissa Catrini

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Professora da Universidade Federal da Bahia

Dra. Melissa Catrini


Dra. Simone Aparecida Lopes-Herrera

Fonoaudióloga pela USP-Bauru, Especialista em Linguagem pelo CFFa, Mestre em Ciências Humanas (Educação Especial) pela UFSCAR, Doutorado em Ciências Humanas (Educação Especial) pela UFSCAR;  Pós-doutora em Ensino e Saúde pelo Departamento de Clínica Médica da UNICAMP. Livre Docente em Linguagem Infantil e Fluência pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), da Universidade de São Paulo (2014). Professora da FOB-USP,

Dra. Simone Aparecida Lopes-Herrera


Dra. Tereza Loffredo Bilton

Fonoaudióloga pela UNIFESP, Mestre em Dist.da Comunicação pela PUC-SP e Doutora em Ciências Radiológicas pela UNIFESP. Professora da PUC-SP e Membro do Fleury Medicina e Saúde.

Dra. Tereza Loffredo Bilton


Dr. Lourenço Chacon

Cursou graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Linguística pela University of Florida (1999) e pela Universidade de Lisboa (2012-2013). Atualmente é livre-docente em “Linguística em Fonoaudiologia”, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo trabalhos (1) sobre hesitações na fala infantil e (2) sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas na aquisição da escrita.

Dr. Lourenço Chacon


Monica Petit Madri

Fonoaudióloga, Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, Professor do Centro Universitário São Camilo

Monica Petit Madri


Viviane Barrichelo

Fonoaudióloga clínica, preparadora vocal e consultora em comunicação.

Formada pela Universidade de São Paulo com Aperfeiçoamento em Voz Profissional pelo American Institute for Voice and Ear Research, Filadelfia, EUA. Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz/ Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Sócia da Vocalis – Voz & Expressão, com experiência em voz ocupacional e aperfeiçoamento da competência comunicativa em ambientes corporativos há 15 anos.

Viviane Barrichelo


Sabrina Cukier Blaj

Fonoaudióloga , Especialista em Voz, Mestre em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem pela PUSC-SP, Estágios em voz no exterior: NYU (New York University), Columbia University e Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.

Sabrina Cukier Blaj


Sandra Oliveira

Mestre em Distúrbios da Comunicação PUC/SP. Coach formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI) – Curso credenciado pelo ICF. Especialista em Neurocoaching – Brain Based Coaching Skills Neuro Leadership Institute (NLI) – Curso credenciado pelo ICF. Kahler Coach & Trainer certificada no Process Communication Model® (PCM). Certificada na ferramenta MBTI. Especialista em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) FIA-USP e Linguagem pelo CFFa. Aprimoramento em Promoção da Saúde FMUSP. Fonoaudiologia PUC/SP. Cursando o Programa de Formação de Consultores e Líderes Facilitadores – Adigo. Membro: Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa e da International Coach Federation – ICF.
Sócia Diretora da Linguagem Direta. Consultora de Comunicação na Lee Hetch Harrison (LHH). Professora da Idea9 e da BandTec.

Sandra Oliveira


Luana Curti

Fonoaudióloga, Coach Vocal e Terapeuta ThetaHealing

Luana Curti


Maria da Paz de Castro Nunes Pereira (Gunga)

Professora polivalente por formação (Normal Superior), foi professora regente de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 em escolas da rede privada de São Paulo, de 1985 a 2006, passando, neste ano, a coordenar o Núcleo de Práticas Inclusivas da Escola da Vila, em São Paulo, até o ano de 2017. Atua também, desde o ano de 2000 até os dias de hoje, como formadora de professores na área de Alfabetização, Língua Portuguesa, Educação Inclusiva e Matemática, em diversos estados do Brasil.
Atualmente, presta assessoria na área de Educação Inclusiva em escolas da cidade de São Paulo, compõe a equipe de educadores em Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog. Participa também do Programa Educação Integrada/Pernambuco pela Comunidade Educativa CEDAC, é selecionadora da área de educação inclusiva do Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita e atua como parceira em diversos projetos do Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida.

Maria da Paz de Castro Nunes Pereira (Gunga)


Simone Favaretto

Fonoaudióloga da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo, Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo CFFa. Especialista em Gestão Escolar pela FAFE-USP e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.

Simone Favaretto


Cristiane Chiófalo

Formada em Comunicação pela ECA-USP, Membro da Rede Ubuntu de Eupreendedorismo, Facilitadora de processos de comunicação

Cristiane Chiófalo