Palestrantes

Clique na imagem para ver o currículo.

Ana Tereza Brant Dauden

Fonoaudióloga, formada pela PUCSP – 1989.

Mestre em Linguística pela UNICAMP – 1990.

Atuação clínica com linguagem escrita desde 1989.

Experiência acadêmica nos campos da Educação e da Fonoaudiologia, formação continuada de professores, na modalidade a distância.

Ana Tereza Brant Dauden


Dr. Christian Dunker

Psicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Analista Membro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano. Agraciado com o prêmio Jabuti com “Estrutura e Constituição da Clinica Psicanalítica” (2012) “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” (2016)

Dr. Christian Dunker


Dra. Sonia Maria Sellin Bordin

Doutorado e Mestrado em Linguística – Universidade Estadual de Campinas; Pós-doutorado na área de fala, leitura e escrita: Departamento de Linguística, Área de Neurolinguística Discursiva, IEL/UNICAMP; Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em Psiquiatria Psicologia e Psicoterapia. Especialização em Formação em Psicanálise Freudiana; Grupo de Estudos de Psiquiatria Psicologia e Psicoterapia Infantil, GEPPPI, Campinas; Professora Colaboradora – IEL- UNICAMP; Membro da equipe de Coordenação da “Plural: estudo e discussão de casos clínicos” na área de Fonoaudiologia que recobre a realização de grupos de análises clínicas fonoaudiológicas, cursos dirigidos a fonoaudiólogos, professores, orientadores e coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e estudantes de áreas afins

Dra. Sonia Maria Sellin Bordin


Dr. Sidarta Ribeiro

Sidarta Ribeiro é professor titular de Neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (1993), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), com pós-doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (2005). Tem experiência em neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, com interesse nos seguintes temas: memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computational; neuroeducação; psicodélicos e política de drogas. De 2009 a 2011, atuou como secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. De 2011 a 2015, atuou como coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences. Desde 2011 é membro do comitê diretor da Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School). Pesquisador sênior associado do Centro de Pesquisas para Inovação e Difusão da FAPESP em Neuromatemática. Membro do conselho consultivo e da Coordenação Científica da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Autor de livros de divulgação científica e ficção.

Dr. Sidarta Ribeiro


Cristiana Beatrice Lyporokoulos

Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela PUCSP.
Coordenadora do GT Saude Mental da SBFa, Professora Convidada do Cesmia/ Unifesp e Supervisora clinico-institucional na área de Saúde Mental

Cristiana Beatrice Lykouropoulos


Dra. Sheila Oliveira Lima

Formação na área de Letras, com mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, e em Educação, com doutorado na área de Linguagem.
É docente da Universidade Estadual de Londrina, na área de Metodologia do Ensino.
É membro permanente dos programas de pós-graduação Profletras e Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), ambos na UEL.
Desenvolve pesquisas na área de Linguagem, abordando, sobretudo, os temas da leitura, formação de leitores, ensino de leitura e de literatura, leitura literária, tanto na escola quanto em espaços alternativos.
Participa dos grupos de pesquisa Felip (Formação e Ensino em Língua Portuguesa), vinculado à UEL, e GOLE (Grupo Oralidade, Leitura e Escrita), vinculado à Universidade de São Paulo.
Realiza projetos de intervenção por meio da leitura em espaços como abrigos judiciais e penitenciárias, com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação que atuam como mediadores.

Dra. Sheila Oliveira Lima


Dra. Letícia Lessa Mansur

Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo, e em Lingüística pela Universidade de São Paulo, Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora em Lingüística pela Universidade de São Paulo, Livre-Docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo.

Dra. Letícia Lessa Mansur


Dra. Juliana Algodoal

Sócia fundadora da Linguagem Direta, Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na área de Análise do Discurso em Situação de Trabalho, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Graduada em Fonoaudiologia, todos cursados na PUC/SP. Certificada Kahler Trainer no Process Communication Model® (assessment exclusivo da área de comunicação), analista quântica (método Quantum®) e no jogo FreshBiz® (baseado no Capitalismo Consciente que traz muitos insights para o dia a dia pessoal e profissional, inclusive na forma de comunicar). Em processo de certificação para atuar com Comunicação Não Violenta.

Responsável por criar, implantar e gerenciar programas de comunicação profissional – individual ou em grupo – para empresas como Akzo Nobel, Grupo CCR, EY, Grupo Porto Seguro, Central Nacional UNIMED, Liberty Seguros e equipes no Grupo Fleury, Votorantim Energia, SKY, Citibank, entre outras.

Dra. Juliana Algodoal


Dra. Leny Kyrillos

– Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina
– Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa.
– Mestre e Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo
– Professora do Curso de Fonoaudiologia e Coordenadora do Curso de Especialização em Voz do Centro Universitário São Camilo de 1988 a 1998.
– Profa.Dra. dos Cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Especialização em Voz da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP de 2000 a 2015.
– Comentarista da coluna semanal “Comunicação e Liderança” na Rádio CBN
– Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching
– Professora convidada do Curso de Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
– Pesquisadora do Instituto da Laringe – INLAR-SP.
– Coautora dos livros: “Voz e Corpo na TV – a fonoaudiologia a serviço da comunicação” (editora Globo – 2003) e “Comunicar para Liderar” (editora Contexto – 2015)
– Organizadora dos livros: “Fonoaudiologia e Telejornalismo” (editora Revinter – 2002, 2003 e 2004) e “Expressividade” (editora Revinter – 2004).
– Consultoria e assessoria de comunicação a diversas empresas, instituições financeiras e políticos.
– Responsável pelo atendimento a profissionais de rádio e televisão.
– Autora de várias publicações científicas, nacionais e internacionais.

Dra. Leny Kyrillos


Dra. Lucia Maria Guimarães Arantes

Formada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São. Atualmente é coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP.É, também, professora do Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem PUCSP. É fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagem da DERDIC/PUC-SP -CER II. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico e Terapia de Linguagem (fala e escrita), Líder , ao lado de Maria Francisca Lier-DeVitto, do Grupo de Pesquisa -CNPq Aquisição Patologias e Clínica de Linguagem.

Dra. Lucia Maria Guimarães Arantes


Dra. Ana Luiza Navas

Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Psicolinguistica – University of Connecticut. Pós-doutorado em Linguistica, IEL, UNICAMP. Professora adjunto, e Diretora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana. Editora Chefe, Revista CoDAS (2015-presente).

Dra. Ana Luiza Navas


Dra. Simone Aparecida Lopes-Herrera

Fonoaudióloga pela USP-Bauru, Especialista em Linguagem pelo CFFa, Mestre em Ciências Humanas (Educação Especial) pela UFSCAR, Doutorado em Ciências Humanas (Educação Especial) pela UFSCAR;  Pós-doutora em Ensino e Saúde pelo Departamento de Clínica Médica da UNICAMP. Livre Docente em Linguagem Infantil e Fluência pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), da Universidade de São Paulo (2014). Professora da FOB-USP,

Dra. Simone Aparecida Lopes-Herrera


Clara Rocha

Graduação em Fonoaudiologia na Universidade Federal de São Paulo; especialização em voz pelo CFFa, com Curso de Especialização em Voz no Centro de Estudos da Voz; curso técnico de formação de atores no Célia Helena Teatro-escola; Mestrado em Artes da Cena na UNICAMP e certificação em neurocoaching pela Neuroleadership Group Brasil, com a metodologia Results Coaching System, reconhecido pela ICF. Aulas e práticas de canto com o professor Juvenal de Moura. Fonoaudióloga clínica, consultora em comunicação, neurocoach e preparadora vocal de vozes artísticas e comunicadores. Atua também como atriz, dubladora e locutora publicitária. Professora de voz na Dubrasil Central de dublagem, Escola de Comunicadores de SP e Teenbroadway – escola de teatro musical. Ministra aulas, treinamentos, cursos e workshops de comunicação, técnica e expressão vocal. Integrante do Grupo de teatro “Os Barulhentos”, ganhador do premio APCA de melhor espetáculo teatral em 2015 e recentemente em cartaz no SESC Pompeia no Projeto Diásporas. Experiência em canto coral cênico (coralista) por 16 anos no Coral UNIFESP, sob regência de Eduardo Fernandes (2002 – 2012) e Coral Infanto-juvenil e Juvenil do Mackenzie (1996 – 2001), sob regência de Jonas Nogueira. Atuação em coral cênico infantil e jovem como monitora e diretora cênica

Clara Rocha


Dra. Marta Gonçalves Gimenez Baptista

Fonoaudióloga clínica, especialista em linguagem. Doutora em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Integra a equipe da Clínica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli e Clínica Singular. Professora convidada do curso: O falar da criança – um diálogo interdisciplinar entre fonoaudiologia e psicanálise (Sedes Sapientiae); autora de: Interdisciplinaridade no processo de diagnóstico e conduta em crianças com Distúrbios de Linguagem (ed.CRV, 2017)e org. de: A criança e a palavra – a linguagem e suas articulações (ed.CRV,2018).

Dra. Marta Gonçalves Gimenez Baptista


Dra. Melissa Catrini

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora do Departamento de Fonoaudiologia, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia

Dra. Melissa Catrini


Dra. Vera Helena de Souza Cury

Graduação em medicina na Faculdade de Medicina da USP
Residência Médica em Neurologia Infantil no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP
Professora dos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia na PUC-SP
Neurologista da Derdic – PUC-SP

Dra. Vera Helena de Souza Cury


Dra. Tereza Loffredo Bilton

Fonoaudióloga pela UNIFESP, Mestre em Dist.da Comunicação pela PUC-SP e Doutora em Ciências Radiológicas pela UNIFESP. Professora da PUC-SP e Membro do Fleury Medicina e Saúde.

Dra. Tereza Loffredo Bilton


Dr. Lourenço Chacon

– Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina
– Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa.
– Mestre e Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo
– Professora do Curso de Fonoaudiologia e Coordenadora do Curso de Especialização em Voz do Centro Universitário São Camilo de 1988 a 1998.
– Profa.Dra. dos Cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Especialização em Voz da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP de 2000 a 2015.
– Comentarista da coluna semanal “Comunicação e Liderança” na Rádio CBN
– Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching
– Professora convidada do Curso de Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
– Pesquisadora do Instituto da Laringe – INLAR-SP.
– Coautora dos livros: “Voz e Corpo na TV – a fonoaudiologia a serviço da comunicação” (editora Globo – 2003) e “Comunicar para Liderar” (editora Contexto – 2015)
– Organizadora dos livros: “Fonoaudiologia e Telejornalismo” (editora Revinter – 2002, 2003 e 2004) e “Expressividade” (editora Revinter – 2004).
– Consultoria e assessoria de comunicação a diversas empresas, instituições financeiras e políticos.
– Responsável pelo atendimento a profissionais de rádio e televisão.
– Autora de várias publicações científicas, nacionais e internacionais.

Dr. Lourenço Chacon


Dra. Iára Bittante de Oliveira

Fonoaudióloga Clínica
Especialista em Voz
Mestrado em Fonoaudiologia pela PUC São Paulo
Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela PUC Campinas
Professora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC Campinas das disciplinas Linguagem e Ciclos da Vida, Distúrbios da Voz e Fononcologia.
Atuação em Assessoria em Comunicação para Rádio, TV, dublagem e empresarial.

Dra. Iára Bittante de Oliveira


Viviane Barrichelo

Fonoaudióloga clínica, preparadora vocal e consultora em comunicação.

Formada pela Universidade de São Paulo com Aperfeiçoamento em Voz Profissional pelo American Institute for Voice and Ear Research, Filadelfia, EUA. Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz/ Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Sócia da Vocalis – Voz & Expressão, com experiência em voz ocupacional e aperfeiçoamento da competência comunicativa em ambientes corporativos há 15 anos.

Viviane Barrichelo


Ana Célia Soares Gomes

Fonoaudióloga pela PUC-SP, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gerontologia Social pela PUC-SP, especialista em Linguagem pela Derdic/PUC-SP com especialização em Arteterapia pela UnP-RN. Profissional responsável pelas Oficinas de Arte do Setor de Patologia da Linguagem da Derdic/PUC-SP.

Ana Célia Soares Gomes


Maria Lúcia Gurgel da Costa

Fonoaudióloga e mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC/SP, Doutora em Educação pela USP/SP. Especialização em Neuropsicologia pelo IDE. Gerontóloga titulada pela SBGG .Professora Associada 4 do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE. Docente do Mestrado em Gerontologia da UFPE. Pós Doutoranda do IPq/USP.

Dra. Maria Lúcia Gurgel da Costa


Vera Regina Vitagliano Teixeira

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972) e Mestre em Fonoaudiologia pela mesma instituição (2004). É professora assistente mestre do Departamento de Clinica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa.

Vera Regina Vitagliano Teixeira


Dra. Cecília Bonini Trenche

Mestre em Distúrbios da Comunicação e doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, é professora titular da PUC-SP.

Dra. Cecília Bonini Trenche


Sabrina Cukier Blaj

Fonoaudióloga formada pelo PUC SP
Especialista em Voz
Mestre em Linguística Aplicada
Atuação como fonoaudióloga clínica com casos de linguagem, fala e voz e em ambientes corporativos com assessoria nas áreas de desenvolvimento da comunicação e expressividade vocal.

Sabrina Cukier Blaj


Sandra Oliveira

Mestre em Distúrbios da Comunicação PUC/SP. Coach formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI) – Curso credenciado pelo ICF. Especialista em Neurocoaching – Brain Based Coaching Skills Neuro Leadership Institute (NLI) – Curso credenciado pelo ICF. Kahler Coach & Trainer certificada no Process Communication Model® (PCM). Certificada na ferramenta MBTI. Especialista em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) FIA-USP e Linguagem pelo CFFa. Aprimoramento em Promoção da Saúde FMUSP. Fonoaudiologia PUC/SP. Cursando o Programa de Formação de Consultores e Líderes Facilitadores – Adigo. Membro: Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa e da International Coach Federation – ICF.
Sócia Diretora da Linguagem Direta. Consultora de Comunicação na Lee Hetch Harrison (LHH). Professora da Idea9 e da BandTec.

Sandra Oliveira


Luana Curti

Fonoaudiologia pela UNIFESP-EPM
Especialização em voz pelo Centro de Estudos da Voz – CEV
Atriz e Mestra em Artes Cênicas pela UNESP – Instituto de Artes
Locutora Publicitária
Terapeuta da Comunicação no Espaço VOZ DO SER
Professora de Expressividade voz-corpo na SP Escola de Teatro
Professora de Voz Falada na Teen Broadway
Professora de expressividade vocal na escola de dublagem – DUBRASIL

Terapeuta ThetaHealing® e Coach de Voz e Comunicação Efetiva, Luana Curti é co-fundadora do VOZ DO SER – A VOZ DE QUEM REALMENTE SOMOS.

Luana Curti


Maria da Paz de Castro Nunes Pereira (Gunga)

Professora polivalente por formação (Normal Superior), foi professora regente de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 em escolas da rede privada de São Paulo, de 1985 a 2006, passando, neste ano, a coordenar o Núcleo de Práticas Inclusivas da Escola da Vila, em São Paulo, até o ano de 2017. Atua também, desde o ano de 2000 até os dias de hoje, como formadora de professores na área de Alfabetização, Língua Portuguesa, Educação Inclusiva e Matemática, em diversos estados do Brasil.
Atualmente, presta assessoria na área de Educação Inclusiva em escolas da cidade de São Paulo, compõe a equipe de educadores em Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog. Participa também do Programa Educação Integrada/Pernambuco pela Comunidade Educativa CEDAC, é selecionadora da área de educação inclusiva do Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita e atua como parceira em diversos projetos do Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida.

Maria da Paz de Castro Nunes Pereira (Gunga)


Aparecido José Couto Soares

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Mestre  e Doutorando em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fonoaudiólogo Assistente do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP, atuando na área de aquisição e distúrbios da leitura e escrita. Professor de cursos de Pós-Graduação Latu Sensu do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) estando responsável por disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de linguagem oral, escrita e transtornos de aprendizagem.

Aparecido José Couto Soares


Simone Favaretto

Fonoaudióloga da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo, Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo CFFa. Especialista em Gestão Escolar pela FAFE-USP e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.

Simone Favaretto


Dra. Elaine Cristina de Oliveira

Fonoaudióloga, Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal da Bahia, e do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFBA.

Dra. Elaine Cristina de Oliveira


Claudia Pacheco

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), mestre pela UNIFESP/SP em Distúrbios da Comunicação. Especialização em voz pelo CFFa (2002). Professora do curso de Especialização em Voz do Centro de Estudos da Voz – CECEV e do curso de aprimoramento, Formação Integrada em Voz – FIV. Formação nos métodos The Sommatic Voice System nivéis I, II e III e The Estill Voice Model níveis I, II e III. Fonoaudióloga da Clínica do Centro de Estudos da Voz – CLINCEV. Possui certificação de Habilidades em Coaching pela Results Coaching System, reconhecido pela ICF. Certificação em Coach Executivo pela Fellipelli Consultoria e Diagnósticos. Qualificada no teste MBTI Step I e II – Meyers-Briggs Type Indicator. Pós-graduada em Dinâmica dos grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Pós graduanda em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Trabalha como consultora em comunicação humana para organizações e em programas de coaching em comunicação. Atua principalmente nas seguintes áreas da Fonoaudiologia: Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Voz, Desenvolvimento de Voz Normal e Profissional – cantada e falada, e Competência Comunicativa. Consultoria e assessoria a cantores, grupos vocais e professores de canto. Atua como coach executivo e de carreira

Claudia Pacheco


Cristiane Chiófalo

Mediadora e facilitadora de processos de Comunicação Não-Violenta e Círculos Restaurativos. Formada em Comunicação e Artes pela USP e Pós-Graduada em Pedagogia da Cooperação pela Unimonte. Ao longo desses 20 anos, tem se aperfeiçoado na prática da Escuta Empática e da Transformação de Conflitos. É consultora e sócia na Pacto- – Organizações Regenerativas e idealizadora do projeto “Sala de Conversa”, um encontro que promove o diálogo à luz da Comunicação Não-Violenta, em locais públicos, empresas e institutos.

Cristiane Chiófalo